SEM TÍTULO (MARIA e MARIÁ)

Conto publicado no livro "Des-loucar-se" (2018)

- Alô?

- Onde você está Maria?

- Sentada!

- Sentada?

- É, no ônibus!

- E onde você está?

- Na estrada!

- Sim, mas em que lugar?

- Não sei, tudo passa velozmente!

- Pergunta para alguém Maria!

- Não tem ninguém. Estou tonta!

- E o motorista? Pergunta para o motorista!

- Ele trancou a porta, não dá!

- Faz tempo que você está viajando Maria?

- Não sei, eu dormi!

- Que horas você saiu? Olha no relógio!

- Eu não tenho!

- Olha aqui Maria, quando você chegar me procura! Estou te esperando.


Dias depois...

- Maria, por onde você andou? Até a polícia já está atrás de você!

- Eu me perdi!

- Mas como? O ônibus era direto! 

- Acho que entrei no ônibus errado!

- E por que deixou de atender o celular que eu te mandei de presente?

- Acabou a bateria, então eu joguei fora!

- Maria, você precisa ser mais atenta! Onde está sua bolsa? Perdeu também?

- Eu não tenho!

- Um mulher sem bolsa? Onde já se viu isso Maria! Vamos pra casa, lá a gente conversa.


 No táxi...

- O que foi Maria?

- Para onde estamos indo?

- Para casa!

- Está me mandando embora?

- Não Maria, estamos indo para minha casa! (...) Toma, é para você não se atrasar mais!

- O que é isso?

- É um relógio mulher, nunca viu? De que mundo você veio?

- (silêncio).

- Desculpa Maria. (...) Pode deixar que eu guardo o seu novo relógio aqui.

- Você tem uma linda bolsa! – Sorriu.


Em casa... 

- Me conta, roubaram suas coisas?

- (silêncio).

- Eu não gosto desse seu silêncio Maria! (...) Já sei, vamos comprar um vestido novinho para você! Gosta de azul Maria? Olha como esse cai bem!

- É um espelho?

- É claro que é um espelho Maria! (...) E então, gostou do vestido ou não?

- Você é muito bonita!

- Vem aqui na frente do espelho Maria. Olha bem! Somos idênticas, não é?

- (silêncio).

- Gêmeas, é assim que se diz! Já viu duas pessoas tão idênticas quanto nós Maria?

- Eu não me lembro de ter visto um espelho antes!

- Não seja boba Maria. Olha pra mim, estou aqui para te ajudar!

- Mas foi você quem pediu minha ajuda.

- Graças a Fundação nos encontramos! Você fará parte de mim agora! Não é Maria?

- É lindo o espelho!


No hospital...

- Maria, se você quiser pode desistir!

- (silêncio).

- O que foi? O que está fazendo mulher? 

- Aqui tem espelho?

- Não seja boba Maria, do que você está falando?

- Eu quero te mostrar uma coisa que eu descobri!

- Maria, fica! Você já é parte de mim!

- Então posso segurar a sua bolsa?

- Quando tudo isso terminar eu compro uma bolsa pra você! E um espelho. E até um vestido novinho!

- (silêncio).

- O que foi Maria? Está com medo?

- Como vai ser?

- Será como... dormir! Isso. Será como dormir.

- Então vai ser como sonhar?

- Sonhar? (...) Não sei Maria! Não sei!


Na sala de recuperação...

- Olha pra mim! Bem aqui, está vendo? Acho que agora não somos mais idênticas!

- Não diga isso Maria!

- Para onde vamos depois daqui?

Silêncio. E pela primeira vez, Maria, com acento no A, chorou. 


Publicado em: PEREIRA, Juliana Cristina [org.]. Des-loucar-se. 1 ed. Campinas, São Paulo: BBCL/UNICAMP, 2018. p. 25-28. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/wp-content/uploads/2016/10/desloucarse-ebook-livro-2.pdf

Comentários